Mente Livre Brasil
Notícias: Seja bem vindo a Comunidade Mente Livre Brasil - www.mentelivrebrasil.org

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. Setembro 09, 2010, 07:46:05 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Webcam não funciona  (Lida 447 vezes)
HFDAngelo
*

« : Março 29, 2010, 04:51:07 pm »

Olá amigos do fórum
Estou usando um laptop com uma webcam USB D-Link DSB-C120 no PCLinuxOS 2009.2 KDE  2.6.26.8...
No Administration Center ela aparece como na figura...pelo que eu vi o módulo não está no Synaptic...como faria para fazê-la funcionar?

Ajudar e ser ajudado faz a vida fluir melhor
eugeniom
Moderador

« Responder #1 : Abril 02, 2010, 08:29:52 am »

Oi, vamos começar procurando outras USBs, pode ser que existam diferenças de velocidade e isso pode mudar a identificação do hardware, no site da dlink não existem drivers para linux, mas passe um email para ver a reposta, se não dominar o inglês use o yahoo (http://br.babelfish.yahoo.com/translate_txt) , teste em  outros distros, dê notícias ...

Eugenio Maranhão Alves
eugeniom@yahoo.com
eugeniomaranhaoalves@hotmail.com
www.eugeniomaranhaoalves.com.br
THE FUTURE HAS ARRIVED...  LINUX !!!
Samuel BH
Equipe de Administração

« Responder #2 : Abril 04, 2010, 02:32:07 pm »

A boa notícia que o novo PCLinuxOs está para ser lançado. Talvez o novo kernel já tenha suporte nativo à sua câmera. Infelizmente não sei no que poderia ajudar para resolver o problema na atual versão.

Eita trem bão essa distro!
HFDAngelo
*

« Responder #3 : Abril 05, 2010, 01:31:31 pm »

Obrigado pela força...eu andei dando uma espiada na net mas não consegui achar de onde baixar o pac207...vcs teriam algum link para download dele?
arlei
Equipe de Administração

« Responder #4 : Abril 05, 2010, 09:49:16 pm »

Olá HFDAngelo.

Obrigado pela força...eu andei dando uma espiada na net mas não consegui achar de onde baixar o pac207...vcs teriam algum link para download dele?

Aconselho você dar uma pesquisada por "módulos no linux" ou "linux modules" para aprender um pouco mais sobre como gerenciar módulos nos sistema Linux.

Bueno, não estou no PCLinuxOS agora, mas na distro que estou usando bastou executar o comando abaixo para descobrir que esse "driver" esta presente e acredito que no PCLOS também estará.

Código:
# modprobe -l |grep gspca

Aqui fora um monte de outros módulos aparece o que você deseja da forma como pode ver abaixo.

Código:
...
kernel/drivers/media/video/gspca/gspca_pac207.ko
...

Bom, o módulo (driver) esta presente, então basta carrega-lo com o comando abaixo.

Código:
# modprobe gspca_pac207

Se for apenas isso que falta para sua webcam funcionar, acho que poderá usa-la. Mas lembre-se, esse procedimento ira carregar (levantar) o driver na memória, mas não o fará para ser carregado de forma automática na inicialização.

Portanto teste para ver se o problema é apenas isso, se for estude como fazer para esse módulo passar a ser carregado automaticamente no boot.

T+
Arlei
Mente Livre | Tchelinux
:: Conheça nossas iniciativas e leve adiante esta ideia ::
HFDAngelo
*

« Responder #5 : Abril 13, 2010, 11:38:55 am »

Valeu Arlei...
No kernel do PCLinuxOS 2009.2 não tinha o pac207...pelo Synaptic atualizei para o kernel 2.6.27.31 que o contém...dei o modprobe porém no Camorama e no Cheese aparecem as imagens abaixo apesar dos 2 detectarem a webcam B-C120...o Camorama diz que é incapaz de capturar a imagem...o que poderia ser?

Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: