Mente Livre Brasil
Notícias: Procurando um espaço para sua comunidade? Forme a sua no Mente Livre!

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. Setembro 07, 2010, 04:53:08 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Forme sua comunidade no Mente Livre!  (Lida 14516 vezes)
Piras
Equipe de Administração

« : Outubro 03, 2009, 12:34:04 am »

Se você gostaria que sua distribuição ou aplicativo preferido tivesse um espaço na Internet em Português, preste atenção em nossa proposta:
No Mente Livre você poderá manter o seu próprio sub-fórum de suporte e ainda publicar as principais notícias relacionadas à distribuição ou aplicativo em nosso portal. Para tanto, basta reunir pelos menos três pessoas com experiência suficiente para auxiliar outros usuários e disposição para frequentar o fórum com certa regularidade. Não é preciso saber usar nenhuma ferramenta para edição ou administração de sites. Nós cuidamos disso para vocês!
O que exigimos é apenas vontade de ajudar, respeito às nossas Regras de Etiqueta e compromisso com os princípios do Software Livre.
Reúna os seus amigos e entre em contato com nossa Equipe Administrativa!
« Última modificação: Outubro 03, 2009, 01:13:47 am por Piras » Registrado
Samuel BH
Equipe de Administração

« Responder #1 : Outubro 03, 2009, 05:43:48 pm »

Piras, ótima iniciativa! Agora temos que divulgar isso. Que tal o BR-Linux para começar?

Eita trem bão essa distro!
netzen

« Responder #2 : Novembro 08, 2009, 08:54:31 am »

Prezados,

estive afastado nos ultimos meses devido aa estar completamente imerso num outro assunto nao relacionado com software.

Hoje, ao ler esse topico, me ocorreu que essa iniciativa de vcs me pode ser util pois tenho um projeto
que venho "namorando" ha anos e agora tenho um ponto de partida (prototipo).
Ainda nao estou colocando muito tempo nele, mas, definitivamente eh algo que estarei fazendo.

[Subito Linux]
Jah ha anos venho pesquisando e fazendo pequenos testes com sistema compactos,
principalmente com as facilidades para LiveUSB e venho sonhando com algo simples e rapido em termos de Linux
( Esse topico antigo registra um pouco disso: http://www.mentelivrebrasil.org/forum/index.php?topic=135.0 )

O que ocorre eh que muitas vezes a tecnologia amadurece para dentro de "limites", tornando
possivel uma mudanca completa na forma como vc vee as coisas. Eu acho que entre 2006 e 2008
houve uma enorme evolucao de VARIAS coisas que finalmente tornam possiveis meu antigo "sonho" de
sistema operacional simples, pequeno, compreensivel e pratico para determinados fins.

Apos um periodo que estive dedicando meu tempo para concluir um livro,
estou devagarinho voltando a colocar atencao no meu projeto de Linux Subito.
Conforme havia postado aqui em outro topico, jah tenho um ponto de partida,
um prototipo bem simples e rapido para comecar e estou voltando a "mexer" nele.

Tenho algumas infos aqui: http://sites.google.com/site/netbrixlinux/

De fato, estou agora nesse momento navegando nele, pois faz parte
de meus planos para testa-lo e continuar seu desenvolvimento
(ainda estah rudimentar: kernel, busybox, x, GTK e firefox, mas isso me deixa excitado... rsrs...)

Aos poucos, gostaria de cooperar com vcs e pedir que cooperem no meu pequeno projeto.
Ainda nao tenho nada em lingua portuguesa, portanto preciso de um tempo para
planejar e produzir (traduzir) alguns docs e tb cria pelo menos uma "estrategia basica".

Deixe-me citar pelo menos 3 pontos que me motiva inicialmente:

1) Linux facil, pequeno, extremamente compreensivel. Flexivel em formas de bootabilidade e arranjabilidades (vixi !)...

2) Linux para Educacao, uso cientifico, e treinamento em geral.

3) Subito; faz poucas coisas mas faz com simplicidade e rapidez.

Vou postando aos poucos, ou se conseguir, farei um "manifesto geral" para explanar o projeto.

Por enquanto, abracao a todos.
Samuel BH
Equipe de Administração

« Responder #3 : Novembro 11, 2009, 11:15:44 pm »

Será um grande prazer ter o seu projeto hospedado conosco netzen!

netzen

« Responder #4 : Novembro 12, 2009, 01:15:48 pm »

Samuel, obrigado pelas palavras de boas-vindas.

Estou convencido que o MenteLivreBrasil pode ser um bom local para compartilhar a ideia do Net-Brix
e tambem convicto que o mesmo pode acrescentar valor ao MenteLivreBrasil.

Ainda preciso definir um punhado de coisas antes de chamar isso de "projeto",
alias, meu interesse e pesquisa no assunto jah data desde o Knoppix e o commando "knoppix toRAM",
e a quantia de horas que jah investih no assunto eh bastante significativa, incluindo algumas
poucas horas no MiniME2008, qdo descobri o PCLos (que ateh hoje me impressiona).
Entretanto a ideia d'um projeto Net-Brix nasceu por puro ACASO, no inicio desde ano e ainda
nem sequer tive tempo para "pensar e desenvolver" um plano do mesmo.
A "decisao" de fazer o projeto foi praticamente automatica, pois coincide com a ideia antiga,
mas ainda preciso comecar os planos do projeto praticamente a "partir do zero".

De qualquer forma, fica aqui meu interesse em pedir a ajuda, e, ao mesmo tempo,
oferecer a ideia pra acrescentar valor ao site.

*Obs.: Esse topico do piras eh importante no sentido de deixar explicito aos membros
que o MenteLivre se esforca no sentido de ser uma especie de "Comunidade das Mentes Livres (do software livre)".
Uma vez que jah existe milhoes de sites para o "software livre", dedicar um site para as "mentes livres" nao eh,
DEFINITIVAMENTE uma mah ideia.

**mentes livres = individuos que se simpatizam com o software livre e seu movimento.
netzen

« Responder #5 : Novembro 13, 2009, 06:14:39 pm »

Um outro motivo que me estimula a estudar com cautela antes de "rascunhar" definitivamente o Net-Brix eh o anuncio feito em JUNHO sobre o Chrome OS, pelo Google.

Apesar das informacoes serem precarias, minha interpretacao (na epoca e provavelmente ainda continua sendo) eh de que o ChromeOS NAO EH UM O.S. NO SENTIDO TRADICIONAL, mas sim algo no sentido daquilo que eu chamo de SUBITO O.S..

Na epoca, fiz uma pequena analise (que me foi possivel diante das poucas infos) sobre o ChromeOS:

http://sites.google.com/site/chromeosecosystem/

O Google veiculou a informacao de que a INTERFACE GRAFICA eh original, simples e leve...
Esse aspecto de simplicidade e compactacao do anuncio me chamou a atencao, pois a
atual combinacao X + GTK eh bastante rica e portanto, relativamente volumosa em termos de tamanho...

Estou na expectativa de poder usar essa nova "revolucionaria" interface grafica no Net-Brix tambem...
(Considerando que seja algo semelhante ao que atualmente conhecemos, eh claro)
(( O Chrome Browser tambem eh bem leve comparado com o Firefox... ))

Sem duvida, eh um tipo de O.S. que tenho grande interesse por representar uma "fuga" do
modelo tradicional de O.S. e por representar uma "inovacao" em termos de Linux...

Na epoca, fiquei bastante frustado com o anuncio e subsequente falta de informacoes, mas...
Finalmente, existem rumores que o ChromeOS "vem aih"...

Num certo sentido fico satisfeito pois o ChromeOS confirma que Sistemas Operacionais "Subitos"
vao se tornar importante como uma das alternativas aos OS tradicionais...
Minha maior expectativa estah em torno da nova interface grafica...
Piras
Equipe de Administração

« Responder #6 : Dezembro 08, 2009, 04:10:50 am »

Caro netzen,

Pelo visto, você já tem quase tudo pronto, inclusive muito material publicado na Internet. Creio que trata-se agora apenas de discutir os detalhes a respeito da cooperação entre o MLB e o SubiTux. Acredito que você deveria conversar com o Eunir a respeito disso, já que ele é quem cuida de toda nossa infra-estrutura na Web. As duas únicas dificuldades que vejo até o momento são as seguintes: (a) o material está publicado em Inglês, quando a publicação no MLB exigiria a "última flor do Lácio", (b) nós estabelecemos como princípio que somente seriam admitidas comunidades no Fórum se pelo menos quatro pessoas se comprometessem a oferecer suporte aos usuários. Mas tudo isto pode ser contornado com um pouco de cooperação da nossa parte. Escreva para o Eunir, por favor, a respeito do tipo de apoio que você gostaria da nossa parte para que possamos começar a discutir isto internamente.

« Responder #7 : Dezembro 12, 2009, 03:40:29 pm »

Caro netzen,
Pelo visto, você já tem quase tudo pronto, inclusive muito material publicado na Internet. Creio que trata-se agora apenas de discutir os detalhes a respeito da cooperação entre o MLB e o SubiTux. Acredito que você deveria conversar com o Eunir a respeito disso, já que ele é quem cuida de toda nossa infra-estrutura na Web. As duas únicas dificuldades que vejo até o momento são as seguintes: (a) o material está publicado em Inglês, quando a publicação no MLB exigiria a "última flor do Lácio", (b) nós estabelecemos como princípio que somente seriam admitidas comunidades no Fórum se pelo menos quatro pessoas se comprometessem a oferecer suporte aos usuários. Mas tudo isto pode ser contornado com um pouco de cooperação da nossa parte. Escreva para o Eunir, por favor, a respeito do tipo de apoio que você gostaria da nossa parte para que possamos começar a discutir isto internamente.

[traducao p/ PT]
Piras, eh verdade, o fato de ainda nao ter nada em PT me deixa de "maos atadas" e me causa um bocado de indecisao em relacao ao fator de "por onde comecar a traduzir".

Mesmo as infos que ingles que disponibilizei, nem sequer estao compiladas num corpo coerente (passado a limpo), pois foram sendo produzidas aa medida em que foram acontecendo, sem a intencao de ser um "material", por assim dizer...

Isso me tomarah um tempo, mas, jah estou revisando TODA documentacao (rascunhos, rabiscos, scripts, ideas, etc), e assim que tiver "aglutinado" tudo em algo pensavel, passarei a tratar a questao da documentacao em PT.

Estou numa rapida "revisao" de tudo agora e ao final devo ter algo de coesivo suficiente pra comecar.
Ainda estou no "inicio" dos docs... soh conseguih pensar numa "chamada basica do SubiTux" (marketing inicial da ideia).
Ateh o momente eh mais ou menos assim:

a) Facil e Rapido.

b) Simples para Compreender e Manipular (adaptar).

c) Modular (blocos networkais) e Flexivel, permite uma vasta forma de sistemas.

O item "a" serah em torno dessas "chamadas" abaixo:

site: http://sites.google.com/site/subitux/

Os items "b" e "c" argumentarao acerca da simplicidade dos "blocos" e sua funcionalidade para servir de "tijolo" (bricks) para construir variadas formas de sistemas informativos (computacionais).
Vou separar alguns diagramas para tentar usar nessa argumentacao, usando material que jah tenho ou criando novos se achar necessario...

Esse eh meu "PRIMEIRO PASSO", depois eh que vou passar ao codigo e scripts propriamente ditos.

Talvez isso me tome uma boa dose de tempo...
Estou empenhado nesse primeiro passo agora, e jah tenho a maior parte dos elementos necessario, agora eh soh aglutinar tudo "num algo coerente"...
Samuel BH
Equipe de Administração

« Responder #8 : Dezembro 18, 2009, 10:06:01 pm »

Netzen, esse seu sistema seria um concorrente ao Splashtop?

netzen

« Responder #9 : Dezembro 19, 2009, 02:15:26 am »

Oops. Desculpa demorar pra responder.

Yes and No... hehehe...

Deixe-me tentar responder da maneira mais longa...

Existe varios projetos desses "segundo boot" in flash "bios"...
Incluindo da Asus, Sony, Splashtop, e outros (creio)...
A propria Phoenix tb jah criou um algo semelhante...

Desses que citei, TODOS sao OPEN SOURCE / CLOSE SOURCE... hehehe...
Quero dizer, nao sao projetos para as pessoas se envolverem abertamente,
sao basicamente projetos proprietarios com fins comerciais que utilizam free code.
Veja, NAO TENHA NADA CONTRA ISSO. Cito o caso do iPhone e o BSD/FreeBSD, e vejo isso como uma coisa que todos deveriamos estar fazendo tambem.

Tb nao sou contra soft proprietario, muito pelo contrario. O que quero argumentar eh que nenhum dos atuais
"sistemas leves" sao OPEN/OPEN ABERTO AO PUBLICO... rsrs...

O que ocorre eh que NAO EXISTE, ateh o momento, nenhuma teoria consistente sobre sistemas subitos,
(na verdade eu sou o criador da idea, partindo da minha definicao de "informacao subita")
teoria essa que venho desenvolvendo ha uma decada e estah matura para o publico.
E tb nao existe nenhum desses sistemas que seja OPEN/OPEN para participacao, estilo Debian por exemplo.

Minha ideia eh criar o "Debian Subito" para a comunidade aprender/brincar/usar serio/desenvolver.
Outra necessidade que sinto eh que eu tenho todo um corpo de estudo/pesquisa PRONTO e coerente,
nao se trata de lancar um sistema pikininho e bunitinho... eu almejo um PLATAFORMA de O.S. Subito no estilo OPEN.

Outra coisa eh que o SubiTux vai "atras dos 90%" que ainda nao usam Linux, portanto nao eh exatamente
uma especie de "concorrente" com nenhum deles.

["concorrentes"]
Nesse sentido, SIM, existe varios concorrentes no mercado e o ChromeOS eh um deles,
mas, estou fazendo o SubiTux porque sinto que nenhum deles eh OPEN/ABERTO cujo publico eh os 90%.
E, vejo no SubiTux o unico com contem um corpo coerente sob o qual ele se inspira ("subito information").

[Knoppix Serie 6]
Tudo comecou com o manifesto que Klaus Knopper publicou no ano 2000 sobre sistemas "Live em CDROM",
e posteriormente com o manifesto Progeny do Ian Murdoch (fundador do Debian). Desde entao venho
desenvolvendo varios pequenos testes e imaginando que tipo de estruturas um sistema "ideal" "live" teria...

Nesse exato momento, o Knoppix serie 6 (versao 6.2) tambem acaba de abandonar a trajetoria tradicional
e adotar uma tatica no estilo compacta e rapida (no rumo "subito").
Quem ainda nao rodou a serie 6, experimente e veja que a serie 6 contem um sistema "USB Nativo" de verdade,
em contraste com "Live USB" install, derivado do "Live CD".

De fato, jah venho tentando "posicionar" o SubiTux em relacao aos Debian e Knoppix Serie 6,
formando assim um LEQUE COMPLETO de opcoes de sistemas operativos, desde a
instalacao cativa (local power) passando pelo USB Nativo (Knoppix) e indo ateh o subito (SubiTux).

Agora com o Knoppix Serie 6 e o SubiTux, possa passar a mencionar um FAMILIA DEBIAN de Linux
como linha completa de opcoes para se ter num PC, cobrindo desde o tradicional, indo ateh o USBNativo
e chegando (eu chego lah) ao Sistema Subito.

Portanto, o SubiTux define formalmente essa nova categoria, lanca uma opcao OPEN/OPEN,
e se posiciona no sentido de complementar uma Familia Debian/Knoppix/SubiTux.
Acho que o "lema" do SubiTux (por assim dizer) seria:
Alta compreensibilidade facilita o aprendizado, manipulacao e desenvolvimento
(Que eh uma coisa que o Debian muito me ensinou).

Assim sendo, YES, existem varios sistemas instantaneos, incluindo o ChromeOS
nessa nova categoria onde o SubiTux estaria "concorrendo", mas, por outro lado
nenhum dos atuais tem mais do que 20% da ideia em comum com o SubiTux...

**Preciso de mais algum tempo para "passar a limpo" de forma final o presentation do SubiTux,
acho que soh entao consigo argumentar melhor o porque de estar lancando ele agora...

Nao sei se ajudou, mas, tentei mostrar o lado YES e o lado NO da questao...

Abracos,
Valter
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: