Debian - Liberdade para Sempre?
Estaremos falando sobre uma distribuição Linux de peso. Muitos criticam,outros aplaudem, mas o Debina tem lá suas particularidades.
Eu escolhi falar destra distro por ser ela minha atual experiência (e que experiência). Anteriormente usava o Fedora, porém, fiquei meio cansado de atualizações constantes e bugs. Conheci o PCOSLinux, muito bom por sinal, porém, não me entusiasmei. Não sou nenhum expert, muito pelo contrário, sou leigo no assunto.
Muitos dos usuários que visitam os fóruns apontam está ou aquela distro como sendo as melhores. Cada caso é um caso.
Segundo a Wikipédia, Debian é simultaneamente o nome de uma distribuição não comercial livre (gratuita e de código fonte aberto) de GNU/Linux (amplamente utilizada) e de um grupo de voluntários que o mantêm à volta do mundo. Uma vez que o Debian se baseia fortemente no projecto GNU, é usualmente chamado Debian GNU/Linux. O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite: atualizações relativamente fáceis a partir de versões realmente antigas; instalações quase sem esforço de novos pacotes e remoções limpas dos pacotes antigos. Atualmente o Debian Stable, se encontra na versão 5.0, codinome "Lenny". O Debian Stable procura sempre manter os pacotes mais estáveis, assim, ele mantém o Gnome 2.22 e o KDE 3.5 por padrão. O grande fato dele conter pacotes mais antigos, garantindo a estabilidade, é o grande foco para servidores.
O projeto Debian é mantido por doações através da organização sem fins lucrativos Software in the Public Interest (SPI).
O nome Debian vem dos nomes dos seus fundadores, Ian Murdock e de sua mulher, Debra. A palavra "Debian" é pronunciada em Português como Débian.
Várias distribuições comerciais baseiam-se (ou basearam-se) no Debian, incluindo: Linspire (antigo Lindows), Xandros, Knoppix. Kurumin, BrDesktop e Ubuntu.
Está atualmente a decorrer trabalho para portar o Debian para outros kernels livres para além do Linux, incluindo o Hurd e o BSD. Para já, no entanto, ainda é muito mais preciso descrever o Debian como uma "Distribuição Linux", sem mais qualificações.
No site oficial do Debian (
www.debian.org) temos uma sinópse do Debina como segue: O Debian Project começou em 1993, quando Ian Murdock lançou um convite aberto a criadores de software para contribuírem para uma distribuição de software completa e coerente baseada no relativamente novo kernel Linux. Esse relativamente pequeno grupo de dedicados entusiastas, originalmente com fundos da Free Software Foundation e influenciados pela filosofia GNU, cresceu com o passar dos anos para uma organização com cerca de 1000 Debian Developers (Desenvolvedores Debian ou Debianmaniacos

).
Os Debian Developers estão envolvidos numa série de actividades, incluindo a administração do site Web e do arquivo FTP, design gráfico, análise legal de licenças de software, escrever documentação, e, claro, manter pacotes de software.
Hoje, como podemos notar, temos o Debian rodando em diversas máquinas desktop (meu caso). No site do Clube do Hardware encontrei um artigo interessante sobre o assunto que nos esclarece um pouco, tirando algumas dúvidas.
Logo no topo do tópico, Júlio César Bessa Monqueiro em 18/12/2008, escreve o seguinte:" O Debian é uma distribuição Linux "pura", desenvolvida por voluntários, sem vínculos empregatícios. É uma das mais estáveis, robustas e testadas. Que tal tudo isso no desktop? O uso do Debian por usuários finais é uma questão muito polêmica, que vem sendo discutida há anos: porque o Debian não é tão fácil de se usar em um desktop? Nesta dica, apresentaremos alguns avanços do Debian Lenny nesse sentido, além de dar várias dicas que deixarão seu Debian "liso" e confortável para um desktop".
Apesar de muitas diferenças do nosso "querido" rWindows, me sinto confortável usando meu desktop com Debian Lenny, apesar de me faltar ainda muita caminhada neste mundo sem fronteiras do Linux

.
"Mas por que usar o Debian?" Esse é um dos tópicos que encontrei no site DebianBrasil. Sendo assim, vamos ver o por que então?
* Website completo: debian.org;
* Definição clara de Software Livre: DFSG;
* Compromisso com a comunidade: Contrato Social;
* Alto compromisso com a estabilidade e segurança: Debian-QA;
* Banco de dados de falhas aberto ao público: Bug Tracking System;
* Dezenas de listas de discussão de ajuda e desenvolvimento, inclusive nacionais: Listas do Debian;
* Boletins semanais traduzidos para várias línguas, inclusive o português brasileiro: Debian Weekly News;
* Mais de 15000 pacotes na versão estável, e mais de 17000 na versão de desenvolvimento;
* Desenvolvido por mais de 1500 voluntários ao redor do mundo: o maior grupo de uma distribuição de GNU/Linux;
* Facilidade de instalação, remoção e atualização de programas, através do mais completo sistema de gerenciamento de pacotes (DPKG) e sua consagrada interface (APT), adotados por outras distribuições.
* Suporte a 14 arquiteturas de processadores: Intel x86 / IA-32 (i386), Motorola 680x0 (m68k), Sun SPARC/UltraSPARC (sparc), DEC Alpha (alpha), Motorola/IBM PowerPC (powerpc), ARM, MIPS (mips/mipsel), HP PA-RISC (hppa), Intel IA-64 (ia64), IBM S/390 (s390), AMD64 (amd64) e Hitachi SuperH (sh).
* Centenas de mirrors (cópia completa) ao redor do mundo inteiro: Mirrors do Debian.
* Menu centralizado (com todos os programas) em todos os Window Managers.
O Debian é um sistema que procura fazer as coisas do jeito certo. Por muitas vezes, mostrou o caminho para que grandes migrações ocorressem na comunidade, como em relação à localização de arquivos. É improvável ver algum pacote trocar flexibilidade e qualidade por facilidade. A facilidade é um objetivo, mas tem de ser uma adição, não um substituto.
CONCLUSÃO:A distribuição Debian, como pudemos ver, nos oferece segurança, credibilidade, alta tecnologia e comprometimento com seus colaboradores e usuários.
Vejam bem, não estou de forma alguma tecendo comparações com outras distribuições, nem é este o meu objetivo.
Sendo assim, temos que nos sentir bem com as ferramentas que utilizamos, e é o que acontece com o Debian Lenny para mim.
Aconselho a todos que ainda não tiveram está experiência que se dêem essa oportunidade. Alguns poderão dizer que é difícil de utilizar.
Bom, pelo que eu me lembre, comecei com DOS, passei para windows 3.1, windows 98, ME, XP e ai vai. Eu não nasci teclando e acreditado que ninguém também. Então, tudo é questão de hábito e aprendizado.
Um exemplo claro disso é você ir ao SENAC e ver usuários navegando na internet em Ubuntu com Firefox, e ninguém reclama.
Então,
VIVA A LIBERDADE! VIVA O LINUX! Vamos ter a "
MENTE LIVRE" (sem apologia a nenhum site

.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Debianhttp://www.debian.org/releases/stable/s390/ch01s01.html.pthttp://www.guiadohardware.net/dicas/debian-lenny-desktop.htmlhttp://wiki.debianbrasil.org/DebianWalkirio Fernandes Rosa Jr.
Técnico em Informática / CFTV
Desenvolvedor de sites em Joomla!
Hospedeiro de sites