Mente Livre Brasil
Notícias: Seja bem vindo a Comunidade Mente Livre Brasil - www.mentelivrebrasil.org

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. Setembro 07, 2010, 05:13:23 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1] 2
  Imprimir  
Autor Tópico: Concurso de resenhas Mente Livre!  (Lida 3346 vezes)
Piras
Equipe de Administração

« : Outubro 03, 2009, 01:00:33 am »

Caros amigos,
O Mente Livre decidiu dar a todos a oportunidade de fazer a seguinte leitura:

CERTIFICAÇÃO LINUX LPI RÁPIDO E PRÁTICO - GUIA DE REFERÊNCIA NIVEL 1: EXAMES 101 E 102 - 2ª EDIÇÃO REVISADA
Autores: Pritchard, Steven / Pessanha, Bruno / Langfeldt, Nicolai / Stanger, James / Dean, Jeff
Editora: Alta Books
Idioma: Português
Páginas: 500
Encadernação: Brochura

Para receber este livro novo em sua casa, inteiramente de graça, vocês terão apenas que compartilhar o seu conhecimento com os colegas do Mente Livre, enviando ao nosso fórum, aqui mesmo neste tópico, uma resenha sobre uma distribuição GNU/Linux qualquer. O autor da melhor análise ganhará o livro de presente.

Pode enviar sua resenha todo membro deste fórum, exceto os integrantes da nossa Equipe Administrativa. O texto deverá ser publicado até o próximo dia 25 de outubro. E a votação se estenderá do dia 26 até o dia 10 de novembro. Poderão votar todos os membros, sem exceção, sendo considerada vitoriosa a resenha que receber o maior número de votos, em turno único. O vencedor será anunciado até o dia 15 de novembro.

Aproveitem esta oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos e de ter uma excelente fonte de consulta em suas mãos! Mostre o que você sabe e ganhe um presente do Mente Livre!
Equipe de Administração

« Responder #1 : Outubro 03, 2009, 05:44:45 pm »

Como sou da equipe administrativa, é uma pena que não posso participar.

Que comece a disputa!

Eita trem bão essa distro!
Overdose
*

« Responder #2 : Outubro 06, 2009, 12:20:17 am »

Tô dentro srsrsrsrs...
Vou ver o que posso fazer com o meu conhecimento limitado...
Valeu!! Contente
---------------------------------------------------------------------
Olha que legal, eu só precisei aprender a ler...O resto já tá tudo escrito!
---------------------------------------------------------------------
Adorando ser livre!!
Walkus
*

« Responder #3 : Outubro 07, 2009, 07:43:13 am »

Bom dia a todos;

Para quem não sabe como fazer uma "resenha" segue abaixo algumas dicas:

Uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.

Em uma resenha, você fala de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco simples:

1. Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto;
   2. Resuma os textos: Utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;
   3. Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado;
   4. Mostre as fontes: Coloque as referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou;
   5. Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrição da sua qualificação acadêmica”.

Espero ter contribuido.

Abç e sucesso a todos

Equipe de Administração

« Responder #4 : Outubro 07, 2009, 08:52:14 am »

Espero ter contribuido.

Tenha certeza que contribuiu bastante amigo Walkus.

E esperamos você no concurso! Volte sempre.

T+
Arlei
Mente Livre | Tchelinux
:: Conheça nossas iniciativas e leve adiante esta ideia ::
agnaldolinux

http://www.certificacaolinuxlpi.com

« Responder #5 : Outubro 07, 2009, 12:35:27 pm »

Legal, gostei da iniciativa do pessoal do mente livre Brasil, e resolvi ajudar postando essa tópico no meu blog www.certificacaolinuxlpi.com é uma boa iniciativa parabéns.

Contente
Equipe de Administração

« Responder #6 : Outubro 07, 2009, 07:34:35 pm »

Show de bola agnaldolinux, em nome da equipe administrativa do Mente Livre lhe somos gratos!

Mas se não quiser "queimar o filme" do seu blog que está tão legal, tira aquele feioso de lá.  Sorriso forçado

A propósito amigo, seja muito bem vindo ao Mente Livre, a casa é sua. E ficaríamos muito satisfeitos se participa-se do concurso.

T+
Arlei
Mente Livre | Tchelinux
dyemes

« Responder #7 : Outubro 08, 2009, 07:55:18 am »

BackTrack
Dyemes

Backtrack é uma distribuição com foco em testes de seguranças e testes de penetração (pen tests), muito apreciada por hackers e analistas de segurança, podendo ser iniciado diretamente pelo CD (sem necessidade de instalar em disco), mídia removível (pendrive), máquinas virtuais ou direto no disco rígido. Escolhi essa distribuição pois gosto muito da área de segurança e quem é interessado também irá gostar desta distribuição de linux, muito utilizado por americanos um exemplo de empresa que o utiliza é o FBI.

Criado e evoluído da combinação de duas distribuições bem difundidas - Whax e Auditor Security Collection. Juntando forças e substituindo essas distribuições, BackTrack ganhou uma popularidade massiva e foi eleito em 2006 como a Distribuição Live de Segurança número 1 em sua categoria, e 32º no geral, pela Insecure.org. Profissionais de segurança, assim como novatos, estão usando BackTrack como seu kit de ferramentas favorito pelo mundo todo.

BackTrack tem uma longa história e foi baseado em várias distribuições de Linux diferentes antes somente baseado na distribuição Linux Slackware mais agora tem como a distribuição o Debian. Cada pacote, configuração de kernel e script é otimizado para ser utilizado pelos testadores de penetração de segurança. Patches e automação têm sido adicionados, aplicados e desenvolvidos para oferecer um ambiente organizado e pronto para a viagem.

Atualmente BackTrack consiste de mais de 300 ferramentas diferentes e atualizadas, que são logicamente estruturadas de acordo com o fluxo de trabalho de profissionais de segurança. Essa estrutura permite até novatos encontrar as ferramentas relacionadas a uma tarefa específica para ser cumprida. Novas tecnologias e técnicas de teste são combinadas no BackTrack o mais rápido possível para mantê-lo actualizado.

"Na informação escrita acima vimos que o Backtrack é a distribuição ideal para quem esta estudando Segurança de Informação e para quem quiser tirar certificação de Hacker Ético tem que ter noção de inglês pois a distribuição é na lingua inglêsa, a cada dia estamos sujeitos a ataques virtuais e com essa distrubuição é facil interceptar ataques, suas ferramentas são as mais atuais relacionado a segurança dividindo por categorias como: Coleta de Informações; Mapeamento de Rede, Identificação de Vulnerabilidade Penetração,Escalação de Privilégio, Mantendo Acesso, Cobrindo Rastros, Análise de Rede de Rádio, Bluetooth, Análise VOIP & Telefonia, Forense Digital, Engenharia Reversa e outros serviços."

Referências:

Dyemes
Área de Segurança
Mais informações, contacte me  Sorriso forçado
« Última modificação: Outubro 08, 2009, 08:35:50 am por dyemes » Registrado
sberlotto

« Responder #8 : Outubro 08, 2009, 08:01:06 am »

O Início...
   Depois de um bom tempo utilizando o Linux, acabei obtendo alguma experiência, principalmente por iniciar minha trajetória no Kurumin, que ainda não tinha as coisas muito facilitadas, obrigando a utilizar e muito o terminal de comando para instalar e configurar muitas coisas. Por um lado isto foi bom, apesar de trabalhoso ! Hoje, depois de testar muitas distros interessantes e muito boas, acabei minha busca quando encontrei o Arch Linux.

Bah, mas porque o Arch Linux ?
   Bom, primeiramente cito aqui uma frase dita por todos que conhecem o Arch: “Não tendo sido projetada para para ser uma distribuição para novatos ela é direcionada para o usuário mais experiente“. Vamos ver alguns pontos interessantes do Arch e até o final do texto entenderemos o sentido desta frase:

1.KISS (Keep It Simple Stupid)
2.Instalação simples
3.Roling release
4.AUR/ABS
5.Distro mais atualizada
6.Pacman
7.Otimizada para processadores i686
8.Comunidade ativa e crescente

KISS – “Keep it simple, stupid!”
   Não se preocupe, não estou te xingando! Esta frase simplesmente define com clareza o que o Arch nos dá: simplicidade acima de tudo. O Arch não tem programinhas wizard para fazer tudo, mas porém tudo que precisa ser feito é da forma mais simples possivel. Ter que abrir o vim ou nano para editar um arquivo de configuração, nem sem sempre quer dizer que passaremos trabalho. 'Simples', nesse contexto, significa 'sem adições, modificações ou complicações desnecessárias.' Em suma: uma abordagem elegante e minimalista. Conforme conhecido no “Modo Arch de Ser” seguem as seguintes definições do Arch:
   Simples: é estruturado de modo leve, sem complicações desnecessárias.
   Aberto: Ferramentas simples e open source.
   Centrado ao Usuário: faz do usuário o centro do sistema, dando-o total controle.
   Liberdade: Dá ao usuário a liberdade de fazer qualquer escolha relacionada ao sistema.

Instalação Simples
   A instalação do Arch é muito simples e rápida, bastando baixar o ISO do cd ( ou ganhar o cd daquele seu amigo que já instalou o Arch e não vai mais precisar da mídia :-) , colocar no drive, reiniciar o computador, iniciar o instalador, escolher algumas opções de pacotes, configurar alguns pontos como particionamento e rede e pronto. Da forma mais simples, você terá o sistema base rodando em torno de 20 minutos. A primeira impressão você achará o instalador um bicho de 7 cabeças, mas depois você não precisará mais instalar, então não se preocupe mais com isto ! Hehe, fora que já que o usuário do Arch tem uma certa experiência, você pode deixar o sistema como  quiser, criado para você. Como se você fosse na fábrica de carros

Roling release
   O Arch é uma distribuição Rolling Release, ou seja, você precisa instalar o sistema somente 1 vez, e daí para frente você não precisará fazer mais isto, nem de scripts ou tutoriais mirabolantes para trocar de versão, nem mesmo trocar os repositórios para estar com esta ou aquela versão do sistema, basta executar um “pacman -Syu”. Instalou o Arch ? Então pode passar o CD adiante, mas dê de presente, pois você não irá mais precisar dele.

AUR/ABS
   AUR – Arch User Repository
   ABS – Arch Build System
   Este na verdade é o ponto que mais se impreciona e me leva a utilizar o Arch. No Arch podemor facilmente criar nossos pacotes de programas criados por nós mesmo ou por outros desenvolvedores com o ABS, e enviá-lo para o AUR, onde estes poderão ser votados e conforme as regras do repositório, um dia este pacote poderá entrar para os repositórios oficiais do Arch. O Abs é um sistema de construção de pacotes, ao estilo Ports, porém um pouco mais simplificado. E o Aur é onde estes pacotes criados serão depositados, ficando assim disponíveis para TODOS que utilizam o Arch. Você, desenvolvedor, poderá facilmente criar, alterar e utilizar pacotes disponiveis no Aur, com muita facilidade a agilidade, sem muitos processos mirabolantes e milhares de comandos.

Distro mais atualizada
   Conforme algumas pesquisas feitas e mostradas na internet ( desculpem , mas não achei o link novamente ! ), o Arch Linux é a distribuição que mantém os pacotes mais atuais dos programas  disponíveis, quando sai uma nova versão de kernel, de gnome, de kde, ou qualquer outro programa , o Arch provavelmente será o primeiro a estar com esta versão disponível para seu usuário. E isto acontece sem perder a estabilidade do sistema. Incrível mas verdade ! Eu adoro isto, poder estar sempre atualizado com as versões dos softwares que mais me agradam é muito bom, meu gnome está sempre em dia ! :-) Basta um simples: pacman -Syu

Pacman
   O pacman aqui citado, não é o joguinho do famoso Atari, mas sim o gerenciador de pacotes do Arch. Ele oferece uma resolução de dependências muito eficaz, é rápido e trabalha com um formato binário de pacotes, além de permitir que os pacotes sejam facilmente custimzados pelo usuário. Facilidanto muito a nossa vida.
   Por exemplo:
      atualize TODO o seu sistema com: pacman -Syu
      procure seu pacote com: pacman -Ss <pacote>
      instale seu pacote com: pacman -S <pacote>
   Muito fácil mesmo !

Otimizada para processadores i686
   Outro ponto forte do Arhc Linux é que todos os pacotes disponiveis são compilados para obter o maior poder dos processadores i686, que seriam dos Pentium II para cima. Isto gera uma agilizadade e capacidade de performance que não temos nas outros distos, pois elas são compiladas para rodar desde um simples 486. E além disto, podemos facilmente ajustar alguns parâmetros de compilação para que cada novo pacote seja compilado da melhor forma possivel, direcionada para o nosso computador específico mesmo, o unico, obtendo assim o maior poder de processamento de cada máquina, e deixando a nossa distro única, só nossa mesmo !

Comunidade ativa e crescente
   O Arch possui muitas pessoas competentes por trás do projeto. Muitas pessoas aqui no Brasil também ajudam a esta comunidade a crescer, até nem vou citar nomes pois como não conheço todos e possivelmente esquecerei alguem, não gostaria de ser injusto com ninguem. Mas facilmente você achará um blog, um site, ou alguém que poderá te ajudar com algum problema ocorrido, alguma dica de configuração ou o que precisar... E cada vez mais vemos aumentar este número de pessoas que estão entrando para a comunidade Arch Linux por se compatibilziar com o ótimo sistema que vêem pela frente e não deixam mais de utilizar.

Como vimos, com o Arch, conseguiremos criar uma distribuição forte e facilmente customizada, uma distribuição ágil e uma distribuição que terá somente aquilo que queremos. Por estes pontos todos acima citados, e por muitos outros detalhes que venho conhecendo durante minha utilização do Arch, é que eu parei minha procura por uma distro que me agrade, pois eu achei ! Com o arch tenho o que quero, da forma que quero e do jeito mais simples possivel. Tem muitas outras coisas que vocês mesmos poderão ver no site do Arch Linux Brasil, que eu não citei aqui, mas se você se arriscar em utilizar e aprender mais com o Arch, não se arrependerá !

“pacman -Syu”
PS.: Algumas frases foram copiadas do wiki do Arch, mas por serem tão simples e explicativas, nem precisava de alteração.

Algumas fontes
1.http://wiki.archlinux-br.org/Guia_do_iniciante
2.http://wiki.archlinux-br.org/Pacman
3.http://wiki.archlinux-br.org/ABS
4.http://wiki.archlinux-br.org/AUR
5.http://wiki.archlinux-br.org/O_Modo_Arch

Espero que tenha gostado...
[] a todos...
Equipe de Administração

« Responder #9 : Outubro 08, 2009, 08:14:17 am »

Olá dyemes e sberlotto,

sejam muito bem vindos ao Mente Livre! Obrigado pela participação, e boa sorte.

Voltem sempre.

T+
Arlei
Mente Livre | Tchelinux
Piras
Equipe de Administração

« Responder #10 : Outubro 08, 2009, 08:21:36 pm »

Oba, já temos concorrentes! Que maravilha"! Boa sorte aos colegas!
*

Liberdade não tem preço!

« Responder #11 : Outubro 10, 2009, 02:36:57 pm »

Por quê escolhi o Debian GNU/Linux?

Porque o projeto Debian é mantido inteiramente pela comunidade, ou seja, não possui uma empresa em sua base de sustentação, o que parece ser um obstáculo é tratado como um desafio para os desenvolvedores e colaboradores de todo o mundo. Não só resiste como progride desde 1993 (data de seu nascimento) e hoje é um pilar importante no mundo do Software Livre e por que não no atual desenvolvimento tecnológico do planeta.

O Debian é tão importante assim?

Tire sua própria conclusão!
Por não exigir nenhum tipo de cadastro, o projeto Debian não tem um controle exato do número de utilizadores, mas sabe-se que organizações importantes em nosso país o utilizam, como por exemplo: o Exército e a ANVISA. Existe uma lista com muitas outras organizações governamentais, não-governamentais, educacionais e comerciais que utilizam o Debian por todo o mundo, que pode ser conferida em http://www.debian.org/users/

Vale lembrar que o Debian é base para outros grandes projetos livres como o Ubuntu, KNOPPIX, Damn Small Linux, Xandros e também é “avô” de outras importantes distribuições como o LinuxMint, BigLinux e gOS (baseadas no Ubuntu).

Em que tipo de Hardware posso instalar o Debian?

Eis aqui mais um ponto forte do Debian, a portabilidade, a cada nova versão o Debian expande sua lista de arquiteturas suportadas, atualmente o Debian possui imagens de instalação disponíveis para mais de 10 arquiteturas e ainda pode ser utilizado com o kernel Linux ou com o kernel Hurd, e a partir da versão Squeeze será também possível utilizar o kernel kFreeBSD. Fantástico, não é? E é por isso que o Debian tem orgulho de ser considerado “O Sistema Operacional Universal”.

E quanto aos aplicativos?

Os repositórios do projeto contam com mais de 25 000 pacotes pré-compilados e empacotados para as arquiteturas suportadas, além de possuir uma fabulosa ferramenta de gerenciamento de pacotes, o conhecido APT-GET que possibilita que aplicativos sejam instalados facilmente em seu sistema de maneira simples, limpa e segura.

Posso utilizar o Debian em meu servidor?

Pelo rígido controle de segurança que um pacote enfrenta até chegar ao repositório stable, o Debian é considerado um dos melhores sistemas operacionais para servidores, a estabilidade do sistema, a facilidade de configuração e a imensa variedade de pacotes também são pontos positivos para o Debian em servidores.

Está querendo montar um servidor Web, de e-mail ou qualquer outro serviço? Debian é uma excelente alternativa.

O Debian é ótimo nos servidores, mas no Desktop?

Para desktop o Debian conta com um fácil instalador, além de repositórios testing e unstable para os utilizadores que gostam de ter os softwares mais novos. O GNOME é o ambiente desktop padrão, mas você também pode instalar imagens com KDE, XFCE e etc.

Em uma instalação básica de um ambiente Debian para desktop você encontra: uma suíte de escritório (OpenOffice), navegador web (Iceweasel/Epiphany), mensageiros, cliente de e-mail, editor de textos, editor de imagens, players multimídia, e muitos outros aplicativos do desktop GNOME.

Como consigo o Debian?

O Debian conta com excelentes servidores espalhados pelos 4 cantos do planeta, o que possibilita que você efetue um download em um servidor próximo de você! Você ainda pode comprar um CD diretamente de um dos diversos Vendedores de CDs Debian ou ainda compartilhar um CD com qualquer outro usuário! Lembre-se, com Debian você é livre! Para distribuir, compartilhar e colaborar!

Referência: http://www.debian.org

Walkus
*

« Responder #12 : Outubro 17, 2009, 10:37:56 am »

Debian - Liberdade para Sempre?Hein???

Estaremos falando sobre uma distribuição Linux de peso. Muitos criticam,outros aplaudem, mas o Debina tem lá suas particularidades.

Eu escolhi falar destra distro por ser ela minha atual experiência (e que experiência). Anteriormente usava o Fedora, porém, fiquei meio cansado de atualizações constantes e bugs. Conheci o PCOSLinux, muito bom por sinal, porém, não me entusiasmei. Não sou nenhum expert, muito pelo contrário, sou leigo no assunto.

Muitos dos usuários que visitam os fóruns apontam está ou aquela distro como sendo as melhores. Cada caso é um caso.

Segundo a Wikipédia, Debian é simultaneamente o nome de uma distribuição não comercial livre (gratuita e de código fonte aberto) de GNU/Linux (amplamente utilizada) e de um grupo de voluntários que o mantêm à volta do mundo. Uma vez que o Debian se baseia fortemente no projecto GNU, é usualmente chamado Debian GNU/Linux. O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite: atualizações relativamente fáceis a partir de versões realmente antigas; instalações quase sem esforço de novos pacotes e remoções limpas dos pacotes antigos. Atualmente o Debian Stable, se encontra na versão 5.0, codinome "Lenny". O Debian Stable procura sempre manter os pacotes mais estáveis, assim, ele mantém o Gnome 2.22 e o KDE 3.5 por padrão. O grande fato dele conter pacotes mais antigos, garantindo a estabilidade, é o grande foco para servidores.

O projeto Debian é mantido por doações através da organização sem fins lucrativos Software in the Public Interest (SPI).

O nome Debian vem dos nomes dos seus fundadores, Ian Murdock e de sua mulher, Debra. A palavra "Debian" é pronunciada em Português como Débian.

Várias distribuições comerciais baseiam-se (ou basearam-se) no Debian, incluindo: Linspire (antigo Lindows), Xandros, Knoppix. Kurumin, BrDesktop e Ubuntu.

Está atualmente a decorrer trabalho para portar o Debian para outros kernels livres para além do Linux, incluindo o Hurd e o BSD. Para já, no entanto, ainda é muito mais preciso descrever o Debian como uma "Distribuição Linux", sem mais qualificações.

No site oficial do Debian (www.debian.org) temos uma sinópse do Debina como segue: O Debian Project começou em 1993, quando Ian Murdock lançou um convite aberto a criadores de software para contribuírem para uma distribuição de software completa e coerente baseada no relativamente novo kernel Linux. Esse relativamente pequeno grupo de dedicados entusiastas, originalmente com fundos da Free Software Foundation e influenciados pela filosofia GNU, cresceu com o passar dos anos para uma organização com cerca de 1000 Debian Developers (Desenvolvedores Debian ou Debianmaniacos L&iacute;ngua).

Os Debian Developers estão envolvidos numa série de actividades, incluindo a administração do site Web e do arquivo FTP, design gráfico, análise legal de licenças de software, escrever documentação, e, claro, manter pacotes de software.

Hoje, como podemos notar, temos o Debian rodando em diversas máquinas desktop (meu caso). No site do Clube do Hardware encontrei um artigo interessante sobre o assunto que nos esclarece um pouco, tirando algumas dúvidas.

Logo no topo do tópico, Júlio César Bessa Monqueiro em 18/12/2008, escreve o seguinte:" O Debian é uma distribuição Linux "pura", desenvolvida por voluntários, sem vínculos empregatícios. É uma das mais estáveis, robustas e testadas. Que tal tudo isso no desktop? O uso do Debian por usuários finais é uma questão muito polêmica, que vem sendo discutida há anos: porque o Debian não é tão fácil de se usar em um desktop? Nesta dica, apresentaremos alguns avanços do Debian Lenny nesse sentido, além de dar várias dicas que deixarão seu Debian "liso" e confortável para um desktop".

Apesar de muitas diferenças do nosso "querido" rWindows, me sinto confortável usando meu desktop com Debian Lenny, apesar de me faltar ainda muita caminhada neste mundo sem fronteiras do Linux Contente.

"Mas por que usar o Debian?" Esse é um dos tópicos que encontrei no site DebianBrasil. Sendo assim, vamos ver o por que então?

* Website completo: debian.org;
    * Definição clara de Software Livre: DFSG;
    * Compromisso com a comunidade: Contrato Social;
    * Alto compromisso com a estabilidade e segurança: Debian-QA;
    * Banco de dados de falhas aberto ao público: Bug Tracking System;
    * Dezenas de listas de discussão de ajuda e desenvolvimento, inclusive nacionais: Listas do Debian;
    * Boletins semanais traduzidos para várias línguas, inclusive o português brasileiro: Debian Weekly News;
    * Mais de 15000 pacotes na versão estável, e mais de 17000 na versão de desenvolvimento;
    * Desenvolvido por mais de 1500 voluntários ao redor do mundo: o maior grupo de uma distribuição de GNU/Linux;
    * Facilidade de instalação, remoção e atualização de programas, através do mais completo sistema de gerenciamento de pacotes (DPKG) e sua consagrada interface (APT), adotados por outras distribuições.
    * Suporte a 14 arquiteturas de processadores: Intel x86 / IA-32 (i386), Motorola 680x0 (m68k), Sun SPARC/UltraSPARC (sparc), DEC Alpha (alpha), Motorola/IBM PowerPC (powerpc), ARM, MIPS (mips/mipsel), HP PA-RISC (hppa), Intel IA-64 (ia64), IBM S/390 (s390), AMD64 (amd64) e Hitachi SuperH (sh).
    * Centenas de mirrors (cópia completa) ao redor do mundo inteiro: Mirrors do Debian.
    * Menu centralizado (com todos os programas) em todos os Window Managers.

O Debian é um sistema que procura fazer as coisas do jeito certo. Por muitas vezes, mostrou o caminho para que grandes migrações ocorressem na comunidade, como em relação à localização de arquivos. É improvável ver algum pacote trocar flexibilidade e qualidade por facilidade. A facilidade é um objetivo, mas tem de ser uma adição, não um substituto.

CONCLUSÃO:

A distribuição Debian, como pudemos ver, nos oferece segurança, credibilidade, alta tecnologia e comprometimento com seus colaboradores e usuários.

Vejam bem, não estou de forma alguma tecendo comparações com outras distribuições, nem é este o meu objetivo.

Sendo assim, temos que nos sentir bem com as ferramentas que utilizamos, e é o que acontece com o Debian Lenny para mim.

Aconselho a todos que ainda não tiveram está experiência que se dêem essa oportunidade. Alguns poderão dizer que é difícil de utilizar.

Bom, pelo que eu me lembre, comecei com DOS, passei para windows 3.1, windows 98, ME, XP e ai vai. Eu não nasci teclando e acreditado que ninguém também. Então, tudo é questão de hábito e aprendizado.

Um exemplo claro disso é você ir ao SENAC e ver usuários navegando na internet em Ubuntu com Firefox, e ninguém reclama.

Então, VIVA A LIBERDADE! VIVA O LINUX! Vamos ter a "MENTE LIVRE" (sem apologia a nenhum site Sorridente.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Debian
http://www.debian.org/releases/stable/s390/ch01s01.html.pt
http://www.guiadohardware.net/dicas/debian-lenny-desktop.html
http://wiki.debianbrasil.org/Debian

Walkirio Fernandes Rosa Jr.
Técnico em Informática / CFTV
Desenvolvedor de sites em Joomla!
Hospedeiro de sites

« Responder #13 : Outubro 18, 2009, 02:16:29 pm »

Sorriso for&ccedil;ado
ilustres amigos do mentelivre,

aqui vai a minha contribuição sobre a manutenção do sidux através do script smxi e um adendo sobre a manutenção oficial do debian sidux.

"Scripts smxi e sgxi e a manutenção oficial do sidux:

Dedicatória:
Dedico este roteiro a todos os colegas iniciantes no sidux, pois ao usar a manutenção oficial do sidux e o smxi inicialmente, eu tive certas dificuldades com a instalação de minha placa de vídeo geforce 6200 le da nvidia e graças a ajuda dos colegas ceti, muchan, servo e outros colegas do forum sidux e do sidux (comunidade da língua portuguesa), eu consegui resolver esse problema.
Introdução:
Os scripts smxi/sgxi auxiliam na manutenção do sidux, com eles é possível efetuar os seguintes procedimentos:
   -Instalação automática de placas de vídeo Nvidia
   -Mudança de repositórios
   -Atualização do sistema
   -Instalação fácil de programas (navegador opera, google earth, skype, além de plugins como o JAVA e flash player).

O smxi/sgxi é mais que um simples painel de controle. O smxi/sgxi traz a facilidade e torna o Sidux super amigável para o usuário final.
A minha dica principal é que quando for usar o smxi pela primeira vez, use-o aos poucos (vá instalando e usando as ferramentas principais e deixe para aprender mais sobre o smxi lendo o manual do sidux e praticando no seu novo sistema). Não instale tudo de uma vez, pois podem ocorrer alguns problemas no uso do smxi caso não se atente a essas observações.
O smxi é uma ferramenta excelente e de fácil utilização.
Não deixe de aproveitar esse script que veio facilitar a sua vida no sidux e não tenha receio de usá-lo, basta ter alguma atenção para não cometer erros.

Instalação:
Para instalar o smxi faça o seguinte:
   -Abra um terminal e logue-se como root.
   -Acesse a página /usr/local/bin.
cd /usr/local/bin
   -Baixe o smxi usando o wget.
wget -Nc techpatterns.com/smxi.zip
   -Descompacte o arquivo zipado com
unzip smxi.zip
Mas resumindo tudo isto apenas num código só logado como root:
cd /usr/local/bin;wget -Nc techpatterns.com/smxi.zip;unzip smxi.zip;smxi

2º) instale a placa de vídeo pelo sgfxi (recomenda-se antes de usar o smxi). control+alt+f1 e digite sgfxi; 3º)no smxi,control+alt+f1 e digite smxi altere os sources.lists para os repositórios br e use o sources.list automático; 4º) no smxi (modo texto), em softwares (proprietários non open) instale o sun java (opção 3), flash (opção 2) e o navegador opera (opção 1), caso aprecie, e retorne para o modo gráfico com a opção pré-definida lá. você terá instalado diversos programas importantes e feito alterações que são praticamente obrigatórias se você quiser ter um sistema atualizado e seguro.
III- Conclusão:
obs: não se esqueça que no modo texto para usar o smxi e sgfxi você tem que digitar como usuário: root e sua senha de superusuário e para sair do modo texto é só clicar x+enter.
espero que esse roteiro ajude os colegas iniciantes, mas não se esqueçam de ler e imprimir o excelente manual do sistema operacional (traduzido pelo nosso colega ceti), principalmente sobre o smxi e sgfxi em http://manual.sidux.com/pt-br/smxi-pt-br.htm#smxi
http://manual.sidux.com/pt-br/wel-quickstart-pt-br.htm#welcome-quick
http://techpatterns.com/forums/about736.html

ADENDO:

A manutenção oficial do sidux dev com suporte oficial pelo sidux.com:

Após a descontinuidade do suporte pelo sidux dev do script smxi/sgxi, recebi instruções de como fazer corretamente a manutenção oficial no seu sidux que usa o mesmo modo texto que o smxi/sgxi. Nunca usem o synaptic, adept,aptitude no sidux, pois estarão em condições de risco para o seu debian sidux ! devem sempre seguir estes passos, pois agora a manutenção será manual digite control + at + f2 e sairá do ambiente gráfico:

Citação:

"manual...

login as root
init 3
apt-get update
apt-get dist-upgrade
only here, you need to read carefully what apt-get write.
If it tries to remove a package, answer no, and check if it's really ok to remove.
(like checking on sidux forum, or asking on irc, if you're not sure)

alternatively, you can download the packages first (this can be on X windows)
login as root
apt-get update
apt-get dist-upgrade -d
(this is download only option)

then later
init 3
apt-get dist-upgrade
(this installs the already downloaded packages)

sgfxi is not supported/recommended by sidux. For installation of nvidia driver,
there is new entry in manual. (i don't know if ceti has already translated in ptbr)

for kernel upgrade, it can be done with apt-get install.
(see the manual for details)

I think siduxcc also supports kernel install and removal".

OBS: O smxi/sgxi não está descontinuado, a diferença que o suporte não é mais com o sidux dev e sim com o seu desenvolvedor, o h2.

PS: Podem também usar o siduxcc (painel de controle do sidux gráfico que traduzimos para o português com ajuda do edhunter) para instalar kernel novos e outras coisas. leiam sobre o siduxcc (centro de controle do sidux) no manual do sidux em http://manual.sidux.com/pt-br/siduxcc-pt-br.htm

um grande abraço.

Otto.

obs: o debian sidux não deve apenas ser usado como uma distro debian base, pois ele tem peculiaridades específicas, mas pode-se usar o apt-get pelo terminal konsole, antes ou após o uso do script smxi/sgxi. os scripts smxi/sgxi foram criados para facilitar a vida do usuário final evitando que seja feito tudo "na unha". então, aproveite essa facilidade.
Espero ter ajudado para facilitar o uso dos scripts smxi/sgxi e a manutenção oficial do sidux. O usuário poderá optar por umas dessas opções de manutenção do sidux, ou seja, o script smxi/sgxi, a manutenção oficial do sidux e o “front end” siduxcc.
fontes: http://sidux.forumeiros.com/dicas-e-tutoriais-f12/roteiro-para-iniciantes-do-sidux-para-manutencao-pelo-excelente-script-smxi-e-sgfxi-recomendado-t100.htm
http://sidux.forumdebian.com.br/forumnovo/viewtopic.php?f=4&t=150

fonte: sidux Brasil em http://www.sidux.com.br
« Última modificação: Outubro 19, 2009, 11:17:40 am por carioca » Registrado

visitem o meu projeto sidux Brasil em http://www.sidux.com.br e baixem o sidux

tradutor do epidemic gnu linux para o inglês
arlei
Equipe de Administração

« Responder #14 : Outubro 28, 2009, 07:14:23 pm »

Caros membros.

Estamos estendendo o período de apresentação das resenhas até dia 31/10/2009.

Não percam essa ótima oportunidade de compartilhar a experiência com sua distribuição Linux favorita com os demais, e ainda por cima concorrer a esse belo exemplar do livro CERTIFICAÇÃO LINUX LPI RÁPIDO E PRÁTICO - GUIA DE REFERÊNCIA NIVEL 1: EXAMES 101 E 102 - 2ª EDIÇÃO REVISADA.

Em breve maiores detalhes sobre as demais datas!

Vamos gente! Estaremos torcendo por você.

T+
Arlei
Mente Livre | Tchelinux
Páginas: [1] 2
  Imprimir  

Ir para: