Bom dia, amigos.
Ontem foi anunciado o lançamento do Mandriva 2010, na qual colei a thread aqui:
http://www.mentelivrebrasil.org/forum/index.php?topic=915.0 cedinho.
Como estou há seis meses usando o Mandriva com KDE4 em meu laptop pessoal, haja vista ser a distro mais friendly user e visualmente lapidada dentre as que formam o G-4
Eu aposto uma garrafa de vinho Madalosso curitibano se o Morimoto não for usuario do Mandriva em seu pc rsrsrs
Ah, por favor, não comparem minhas considerações simplistas aqui com o que o Morimoto virá a publicar no Guia do Hardware, ou que o Piras publicará aqui, ou que o vencedor do Concurso de Resenhas do Mente Livre venha publicar em algum local. Me ajudem, que to postando meio na correria aqui

Para quem estava acostumado com o 2009, esta imagem é bem similar, não causando dificuldade nenhuma para quem já utilizava o sistema. Uma coisa que me agradou é o fato de o som não ficar mais entrando "mudo" no sistema. O Fabio Valinhos me mandou uma copia de email onde o Carlos do forum do Ubuntu mencionou:
"Tive que atualizar o Ubuntu para o 9.10 em casa (se eu fosse reinstalar a mulher me mata, pois ela nao quer ir no banco de novo tirar código para acesso de novo computador), e, fora o som, que sempre inicia no mudo, tá legal. Já no notebook (tb atualizei), o som fica dando uns estouros na caixa do Pavilion 6640br (chipset nvidia). acho que reinstalando tudo dá, mas estou acometido por um grande mal chamado preguiça para fazer isso, hehe.
Abraços ! Carlos"
Confesso ter ficado aliviado, pois havia duas semanas q eu "xingava a
porcaria" do Mandriva de deixar o sistema silencioso. Descobri que é um mal das distros do G-4, pois o Debian NUNCA fez isso, nem o Etch e nem o Lenny que utilizo em meu pc de produção.
Sem delongas, fiz o download da *.iso pela manhã e conferi o MD5, como de praxe, antes de fazer a instalação.
A primeira coisa que notei foi um erro na escolha do idioma. Português (Brasil) aparece duas vezes. É preciso escolher a segunda opção, haja vista que a primeira é a linguagem lusitana.
O sistema de instalação é idêntico. Se tiver alguma mudança, é sutil. Confesso não ter visto nada de diferente. Porém, ao terminar de instalar, e reiniciar o sistema, ele exibiu um erro sobre a não possibilidade de adicionar mídias (cod. 4 Restricted e cod. 11 Restricted Updates) Até agora não me fizeram falta para instalar Java nem nada rsrsrsrs
Para os amigos que usam PCLinuxOS, sabe aquela chatice de vc instalar e ficar um usuário Guest junto com o seu usuario, na pós instalação? Isso não acontecia no Mandriva 2009, mas nesta nova versão o Guest apareceu, como um mutante dos X-Men, pois chama "XGuest" kkkkkkk
Eu achei o Mandriva 2010 muito parecido visualmente com o PCLinuxOS lançado por último. Vou falando em paralelo com screenshots que fui tirando do sistema ontem de tarde, para escrever essa "breve" analise.
Primeiro, o Gerenciador de Programas, sem dúvida o mais belo do G-4, não mudou nadinha. Nem precisava tbm, visualmente ele dá um "chocolate" nos outros mesmo rsrsrs

A versão do KDE utilizado nesta imagem é a 4.3. Achei muito similar com a 4.2 visualmente falando.

O Firefox está na versão 3.5.3 na ISO

O Dolphin não mudou nada tbm. Uma ressalva para o "eu já sabia" mencionado em outro tópico, com as partições NTFS compartilhadas para ambos os sitemas proprietários e não-proprietários utilizado neste pc usado para testes:
http://www.mentelivrebrasil.org/forum/index.php?topic=918.msg6676#msg6676
Uma coisa que me chamou a atenção: Que "diabos" é o Akonadi Console? rsrs

Ah, o Kopete tbm nao mudou nada. Mas prefiro o Emesene, que uso há um ano. Deixa eu aproveitar para tirar um sarro dos Trolls, que estão comemorando navegação em abas no MSN
http://www.baixaki.com.br/info/3032-rumores-sobre-windows-live-messenger-navegacao-por-abas.htm kkkkkkkkkkkk
"O site chinês LiveSino.net levantou a hipótese de que o Windows Live Messenger ganharia um novo recurso e ainda divulgou um mockup (modelo fictício de como seriam as abas). Infelizmente, a notícia ainda não passa de um rumor, mas não há mal nenhum em acreditar que a novidade acompanhe as próximas atualizações do mensageiro."
Os nossos "arigatôs" são mais criativos que os "xing-lings" dos outros. Meu Emesene roda em abas tem um século, assim como o Kopete e o Pidgin que vcs usam tbm, tenho certeza rsrsrsrsrs

Uma coisa bizarra, que não entendi, foi o "Mandruvá" me pedir para instalar uma nova versão, olhem:

Enqto eu ainda tentava sacar o que era o tal do Akonadi, ele prosseguiu com essa idéia de nova versão me pedindo para baixar 2.1 GB de dados. Cancelei, pois acho que estou na nova versão rsrsrsrsrsrs

O cliente IRC que veio por padrao foi o Quassel. Nunca utilizei ele. Em nossas reuniões administrativas costumo usar o XChat, mas vou experimenta-lo na proxima

Ah, o meu preferido Amarok, vejam a tela inicial dele:

Ele me pediu um tal de KWallet, sei lá pra que serve isso rsrsrs

Mas por dentro mudou pouca coisa tbm

Mais uma do "Synaptic mais lindo do mundo"

Os Wizards do Mandriva continuam melhorando, esse aqui de pastas de rede eu não conhecia

O KOrganizer agora é assim:

Como o sistema deu aquela "Baruerizada" pra cima de mim com aqueles 2 GB traumaticos, resolvi atualizar na unha, utilizando o comando:
urpmi -a update

Enquanto o sistema atualizava fui olhando mais programas, primeiro passando pelo Okular, o melhor visualizador de PDFs do mundo.

Tela de abertura do BR Office

Tela do
Excel Calc

Os Widgets são os mesmos do 2009. Como são mais bonitos que aquilo que chamam de "revolução" Windows Seven, nem precisava mudar nada mesmo

Enquanto isso,
na Sala de Justiça no Terminal, o urpmi atualizava não sei o q, pois o sistema foi lançado ontem mesmo, pela manhã

O Centro de Controle é o mesmo. Não posso falar se os Wizards foram melhorados, pois não testei nenhum ainda.

Configuração de Seção idem

Quando o urpmi terminou o "trabalho braçal" no Terminal (ou Console, esses nomes ficam mudando não sei pra quê rsrsrs) eu fui no Gerenciador de Programas e apareceram varios pacotes órfãos. Precisei usar o comando abaixo para remove-los:
urpme --auto-orphans

Para finalizar, o Mandriva é a unica distro que fica me alertando toda hora sobre MSEC. Alguem sabe me dizer a finalidade disso?

Depois disso, instalei Inkscape, Filezilla e Scribus, e até agora tá tudo blza no Mandriva 2010. O meu notebook só vou mudar para essa versão em janeiro, pois uma coisa interessante a ser respeitada no Mandriva é o ciclo anual. Essa agora foi só para matar a curiosidade mesmo e postar para vcs, pois gato escaldado não instala nada recém-lançado em ambiente de produção